Valor de mercado do Brasil foi menor que o do Google em dezembro, revela estudo.

Levantamento feito pela consultoria Economatica mostra que o país foi o segundo que mais perdeu valor entre as seis principais economias da América Latina em 2015.

As bolsas da América Latina acumularam uma perda de 31,5% de valor de mercado em 2015, levando em consideração as empresas listadas no mercado de capitais do Brasil, México, Peru, Colômbia, Chile e Argentina. Segundo estudo preparado pela consultoria Economatica, Colômbia e Brasil foram os países que mais perderam no ano, com respectivas quedas de 42,5% e 41,9%. Com isso, a participação verde e amarela sobre o desempenho geral da América Latina minguou para 36,22% ­ 6,44 pontos a menos que o peso registrado em 2014 ­, ao passo que a dos mexicanos saltou de 29,20% para 34,16%. Em 12 meses, o número de empresas listadas nos seis países caiu de 756 para 710, com uma drástica redução de 33 companhias no Peru, que encerrou o ano passado com apenas 53 grupos com ações negociadas em bolsa. Acompanha de perto esse processo o Brasil, que viu o número de empresas na Bovespa recuar de 304 para 289. Reduções menos expressivas também foram vistas no Chile, ao passo que os argentinos se mantiveram estáveis e colombianos e mexicanos apresentaram movimento oposto, com crescimento do número de companhias listadas. A tabela abaixo explica melhor o movimento geral: 

Tendo em vista a perda superior a 40% de valor de mercado, o conjunto das empresas brasileiras, mostra o estudo, agora se vê mais barato que o Google, cenário diverso ao visto no ano anterior, quando as companhias canarinhas apresentavam valor somado de US$ 797,5 bilhões, contra US$ 647,3 bilhões da Apple a corporação de maior valor nos Estados Unidos. A tabela a seguir revela a relação entre os mercados latinos e as grandes empresas americanas:
 






Fonte: InfoMoney

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