Existem
hoje no Brasil 776.648 mil advogados registrados e atuantes. Por ano, formam-se
em média 85 mil bacharéis na área, segundo dados do Conselho Federal da Ordem
dos Advogados do Brasil (OAB). Diante deste cenário, não são poucos os desafios
do profissional de advocacia, que neste domingo, 11 de agosto, comemora o dia
do advogado. A data marca a criação dos cursos jurídicos no Brasil. Para o
presidente da OAB nacional, Marcus Vinicius Furtado, a figura tradicional do
advogado está dando lugar a um novo estilo de profissional. “O fenômeno faz
parte de um processo de expansão do setor jurídico brasileiro na última década,
que além de produzir uma nova leva de escritórios acabou por transformar bancas
de dez advogados em estruturas de mais de 100 profissionais”. De acordo com o
Conselho Federal da OAB, este novo advogado do século XXI é um profissional jovem,
com até dez anos de experiência, e com atuação voltada para o interior dos
estados, fora do eixo das grandes metrópoles. Além disso, costuma ser empregado
em instituições e empresas. Apesar do crescente número de advogados no País,
Furtado acredita que o mercado criou novas oportunidades tanto para os mais
experientes como para os novos profissionais. “A entidade está atenta à esta
nova realidade, mas é preciso que os advogados tenham a consciência de que é
necessária uma boa formação jurídica, e buscar constante atualização.” São
Paulo lidera o ranking nacional, com um total de 242.384 mil advogados
registrados e atuantes. Em seguida vem o Rio de Janeiro, com 122.745 mil
profissionais. Para os que dizem que o mercado está saturado, o presidente da
Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Sérgio Rosenthal, aponta áreas
promissoras. “Isso é reflexo de uma nova legislação que abriu um leque de novas
áreas, como os direitos ambiental e do consumidor, além da conciliação e muitas
outras áreas com demanda de profissionais qualificados”. A renovação da
advocacia brasileira é vista com bons olhos pelo presidente da Aasp. “Este novo
advogado agora atua também além das fronteiras de sua região. As ferramentas
tecnológicas propiciaram esta transformação, que traz benefícios. É claro, que
o padrão clássico do advogado da comunidade, do bairro ou da cidade continuará existindo,
e é importante.” Estado de Direito O presidente da Ordem dos Advogados do
Brasil do Rio de janeiro (OAB-RJ), Felipe Santa Cruz, afirma que a advocacia tem
muito o que comemorar. “Conseguimos consolidar o Estado de Direito e hoje
podemos lutar contra os abusos cometidos contra o cidadão. A advocacia é uma
profissão essencial à sociedade brasileira”, ressalta. Santa Cruz afirma que a
advocacia têm novos desafios, como o de conquistar a inclusão dos profissionais
no regime tributário conhecido como supersimples, a expansão da inclusão
digital e a atualização do conhecimento. Entre os ganhos recentes para a
carreira, o presidente da OAB-RJ destaca as evoluções tecnológicas. Segundo
ele, “o processo eletrônico vai proporcionar agilidade na informação e na
gestão do Judiciário, o que vai mudar muito a relação com o cliente, e para
isso o advogado precisa estar em harmonia neste processo.” A melhora na
carreira só depende dos profissionais, que precisam se aprimorar para encontrar
soluções jurídicas dos problemas. Para auxiliar estudantes e profissionais de
direito, o professor e coordenador das publicações da Escola de Direito da
Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio), Felipe Dutra Asensi, reuniu soluções
no livro Marketing Jurídico. “Exige-se que o profissional do direito não seja
apenas um técnico jurídico, mas que desenvolva competências administrativas e
interpessoais. Em qualquer empresa de advocacia o marketing pode contribuir
decisivamente na construção da imagem dos serviços prestados e na consolidação da
marca”, avalia.
Fonte: JC
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