Analistas de mercado dizem ao BC que inflação cairia com corte de gastos públicos

O Banco Central (BC) fez uma pesquisa com analistas do mercado financeiro sobre os impactos da política fiscal na inflação. Na pesquisa, o BC perguntou qual seria o efeito sobre a inflação de uma redução do gasto corrente, na proporção de 1% do Produto Interno Bruto (PIB). Na visão dos profissionais de mercado, a inflação cairia. A mediana das expectativas mostrou que a redução seria de 0,31 ponto percentual na inflação acumulada em 12 meses.
A pesquisa também mostrou qual deveria ser, na avaliação dos analistas, a necessidade de alteração da taxa básica de juros (Selic) que, independentemente da contração fiscal, deixaria a inflação estável. A projeção mediana indicou que seria necessário elevar a Selic em 1 ponto percentual no período de 12 meses.
O BC também perguntou aos analistas qual seria a taxa de juros real de equilíbrio, ou seja, a taxa descontada da inflação. Os analistas projetaram taxa 6,75% ao ano. Atualmente, a Selic está em 10,75% ao ano, enquanto a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está em 4,7% no acumulado de 12 meses encerrados em setembro.
Segundo o BC, a pesquisa tem “o objetivo de reduzir a assimetria de informações entre os participantes do mercado, bem como entre estes e o Banco Central”.
Fonte: A.Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário