CNI: Preocupação com inflação cresce e afeta confiança

Pesquisa divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que o otimismo do brasileiro voltou a recuar, puxado por uma preocupação maior com a inflação nos próximos seis meses. Segundo o índice que calcula a expectativa do consumidor, a queda foi de 1,1% em agosto em relação a julho; na comparação com o mesmo mês de 2010, a baixa é de 6,1%.
- Neste mês, 69% dos entrevistados disseram acreditar que a inflação vai aumentar. Em julho esse percentual era de 61% - diz a nota da CNI.
Já o índice que mede a expectativa de desemprego continua acima da média histórica, apesar de menos positivo do que em agosto de 2010, "o que confirma a manutenção do otimismo em relação à abertura de vagas no mercado de trabalho".
- Hoje as pessoas ainda acreditam que haverá crescimento nas vagas de trabalho, mas não esperam o crescimento elevado como em 2010 - diz o economista Marcelo Azevedo, da CNI.
Ele diz que a confiança dos brasileiros no ano passado ficou muito elevada por causa da recuperação da economia brasileira dos efeitos da crise e acha natural a desaceleração atual do indicador.
De acordo com a pesquisa, feita com 2.002 pessoas em todo país, as expectativas para os próximos seis meses em relação à evolução da própria renda, ao endividamento e à situação financeira também pioraram.

Fonte: JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário