Comércio recua 1,9% em março frente a fevereiro, diz IBGE.

Na comparação com março de 2016, queda é de 4%, a 24ª taxa negativa seguida.

RIO - As vendas do varejo recuaram 1,9% em março, frente a fevereiro, na segunda queda seguida na comparação com o mês anterior. O desempenho do setor de hipermercados e supermercados ajudou a pressionar o resultado para baixo. Frente a março de 2016, a perda é de 4%, a 24ª taxa negativa consecutiva. No primeiro trimestre do ano, a queda foi de 3%. Esta é a menor redução trimestral desde o primeiro trimestre de 2015, quando caiu 0,8%. No resultado acumulado em doze meses, o recuo é de 5,3%.

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.

METADE DOS SEGMENTOS EM QUEDA

Das oito atividades pesquisadas pelo IBGE, quatro registraram queda nas vendas na passagem entre fevereiro e março. O pior desempenho foi de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com perda de 6,2%. Também tiveram recuo os segmentos de tecidos, vestuários e calçados (-1%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,5%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-0,5%).

Por outro lado, as vendas de móveis e eletrodomésticos foram destaque positivo, com alta de 6,1%, seguidas por livros, jornais, revistas e papelarias (5,6%), combustíveis e lubrificantes (1,1%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,9%).


Fonte: Jornal o Globo


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