Comprar
online é sempre muito prático e fácil. Preços mais em conta e promoções são
sempre muito chamativas e levam os consumidores até a agirem por impulso. Mas o
consumidor pode ter muitas dores de cabeça se não consultar antes a reputação
da loja antes de efetuar sua compra (o que é bem comum!) Por isso, o Procon-SP
divulgou uma lista com 325 sites que não são recomendados. Segundo o Procon-SP,
as empresas que constam na lista receberam uma notificação e não responderam ou
não foram encontradas, impossibilitando as tentativas de intermediação entre as
partes. As principais reclamações contra os sites são por irregularidades na
prática do comércio eletrônico, principalmente por falta de entrega do produto
adquirido. De acordo com o órgão de defesa, esses fornecedores não são
localizados – inclusive pelo rastreamento feito no banco de dados de órgãos
como Receita Federal. Confira dicas do Procon-SP para não ter problemas no
comércio virtual:
-
Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras
formas de contato além do e-mail);
-
Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;
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Desconfie de ofertas vantajosas demais;
-
Não compre em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o o boleto
bancário e/ou depósito em conta.
-
Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos
ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;
-
Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do
pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.);
-
Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão
e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados
em seu computador;
-
Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos,
pois podem não estar adequadamente protegidos.
Veja a lista de
sites não recomendados
Fonte:
techlider. com
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