CUSTO TOTAL DE PROPRIEDADE DE AUTOMÓVEIS DE USO PARTICULAR: APLICAÇÃO COMPARATIVA EM DOIS MODELOS POPULARES (1.0)


INTRODUÇÃO
Em que pese cada consumidor utilizar critérios de ordem objetiva ou subjetiva por ocasião da compra, os adquirentes de veículos deveriam considerar diversos fatores ligados aos custos totais de propriedade desse tipo de bem. Isso é pertinente tendo em vista que o gasto com a propriedade de um automóvel não se limita somente aos fatores claramente identificáveis no cotidiano (como os gastos com combustível, lubrificantes, tributos e seguros). Determinados custos podem ser relevantes do ponto de vista financeiro (como é o caso do conceito de custo de oportunidade) e serem completamente ignorados pelos compradores. Surge, então, a pergunta que esta pesquisa pretendeu responder: quais tipos de gastos devem ser considerados para apurar o custo total de propriedade de um veículo automotor popular (1.0), no âmbito de pessoas físicas? No intuito de encontrar uma resposta para a questão de pesquisa formulada foi estabelecido como objetivo principal a mensuração e análise comparativa do custo total de propriedade de automóveis do ponto de vista do consumidor final.
MÉTODOS
No que tange aos aspectos metodológicos desta pesquisa, em relação à tipologia quanto aos objetivos, esta pode ser classificada como descritiva. Pelo aspecto dos procedimentos adotados, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, pois se concentra em determinados veículos (GOL 1.000 e UNO MILLE) e suas conclusões limitam-se ao contexto desses objetos de estudo. No âmbito da forma de abordagem do problema a pesquisa pode ser classificada como “qualitativa”, visto que tenta descrever a complexidade de determinado problema, analisar a interação de certas variáveis, compreender e classificar processos dinâmicos. 
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A partir do fluxo de caixa mensal projetado pela metodologia proposta nesta pesquisa foram obtidos os resultados em termos de custo total de propriedade dos dois veículos pesquisados (Fiat-Uno Mille e VW-Gol 1.000). Nesse sentido, a aplicação da metodologia de mensuração proposta apontou que o veículo da montadora Fiat possui um custo total de propriedade menor em relação ao automóvel produzido pela Volkswagen,


A princípio, o comprador leigo compararia prioritariamente o valor do custo de aquisição à vista dos dois veículos. Nesse parâmetro, o Gol custaria R$ 3.110,00 (ou 12,39%) a mais que o Uno Mille. Porém, considerando os mesmos critérios para os dois veículos, a ferramenta sugerida apontou que o Uno Mille proporcionaria ao proprietário uma economia equivalente a R$ 0,05819 (R$ 0,67454 – R$ 0,61635) a cada quilômetro percorrido durante o tempo de permanência estimado com esse carro no confronto com o Gol. Em termos mensais, a diferença representaria R$ 58,19 a favor do veículo da Fiat, enquanto que o custo total de propriedade lhe seria favorável em R$ 3.491,29 (R$ 40.472,47 – R$ 36.981,18) ao longo da vida útil projetada para os dois veículos (60 meses). Mesmo que o valor de “revenda” após cinco anos seja maior para o Gol (R$ 13.038,78 – R$ 11.309,44), os dados comparativos da tabela 13 deixam claro que o custo total de propriedade, considerando o valor do dinheiro no tempo, seria 8,63% menor no Uno Mille em comparação com o automóvel concorrente a cada quilômetro percorrido. Esse percentual é inferior àquele apurado exclusivamente no fator custo de compra (12,39%).
CONCLUSÕES
Como visto, a metodologia proposta permitiu mensurar o custo total para o consumidor (CTC/TCO) que pretende adquirir determinado veículo e facultou também a realização de comparações entre opções distintas de compra, como descrito na tabela 1. Ao considerar um conjunto abrangente de gastos, projetar os fluxos de caixa futuros em termos de desembolsos (gastos previstos) e ingressos de caixa (no caso em tela, pelo valor de revenda do automóvel), além de considerar o efeito do valor do dinheiro no tempo, entende-se que foi atingido o objetivo do estudo, bem como foi respondida adequadamente a pergunta de pesquisa. Nessa direção, restou comprovado que o custo total de propriedade do veículo Uno Mille seria 8,626% menor que o Gol a cada quilômetro rodado mensalmente, mesmo que o custo de aquisição desses automóveis divergisse em 12,39%. Em razão disso, mesmo que consideradas as restrições mencionadas na seção anterior, concluiu-se que as informações oriundas podem contribuir para facilitar a decisão de aplicar recursos neste ou naquele automóvel, utilizando-se da metodologia sugerida para fundamentar a decisão ou utilizá-la somente como uma informação adicional.



Fonte: R.Wernke

REFERÊNCIAS
ANDERSON, J. C.; WOUTERS, M.; WYNSTRA, F. The adoption of total cost of ownership for sourcing decisions: a structural equations analysis. Accounting, Organization and Society, v.30, 2005, p.167-191.
BIERMA, T. J.; WATERSTRAAT, F. L. Total cost of ownership for metalworking fluis. WMRC reports. Waste Management and Research Center, Apr. 2004, Apr. 2004. Disponível em: http://www.istc.illinois.edu/main_sections/info_services/library_docs/RR/RR-105.pdf>. Acesso em: 08 de março de 2013.
ELLRAM, L. M.; SIFERD, S. P. Total cost of ownership: a key concept in strategic cost management decisions. Journal of Business Logistics. v.19, n.1, ABI/INFORM Global, 1998.


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